segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO

OS RECURSOS NATURAIS PEDEM “SOCORRO”

Autor: Márcio Oliveira de Lima.

Objetivos:
  • Conscientizar os alunos da importância de preservarmos os recursos naturais, utilizando-os adequadamente.
  • Identificar a distribuição de água no Brasil e os fatores naturais e sociais que interferem na sua abundância e escassez.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância do uso racional da água.
Competências e Habilidades:
  • Ler, analisar, interpretar e compreender informações transmitidas através de gráficos.
  • Resolver situações-problema que envolva ideia simples de Equivalência e Porcentagens.
Introdução:
          Nas últimas décadas, a população mundial influenciada pelos avanços tecnológicos cheios de opções e novidades, tem sido a grande responsável pelo aproveitamento inconsciente dos recursos naturais disponíveis no planeta. Ao priorizar o desenvolvimento econômico de seus países e colocá-lo acima do bem estar social da população, os governantes acabam incentivando a sociedade a consumir por impulso e não por necessidade, esse consumo desenfreado vem causando grandes danos ao meio ambiente, ao planeta e tornando esses recursos cada vez mais escassos. Difícil não notar que o uso constante, a busca e a utilização desses recursos nos processos de produção têm ocorrido de maneira insustentável, com objetivos de aumentar as atividades econômicas, devido ao alto crescimento populacional.
          Segundo relatório apresentado pela (ONU) em 2011, o consumo de recursos naturais pode triplicar até 2050, colocando em risco a capacidade de regeneração da natureza. Dados como esse servem para comprovar que o aumento significativo da população mundial, requer uma alta demanda de recursos naturais empregados na indústria automobilística, de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, na produção alimentícia e em massa. 
          Outro dado alarmante divulgado esse ano pela Global Footprint Network (Rede Global da Pegada Ecológica) no dia 20 de Agosto, refere-se ao Dia da Sobrecarga da Terra, marco anual de quando o consumo humano ultrapassa a capacidade de renovação do planeta. Em oito meses, o consumo global foi responsável por exaurir tudo que a natureza consegue repor em um ano, mostrando um consumo desordenado e deixando claro que a não adoção de medidas visando o uso racional e consciente desses recursos acarretarão problemas seríssimos para as gerações futuras. 
             Um desses recursos naturais que corre sério risco de escassez é a água. Abundante no planeta e essencial para o desenvolvimento e sobrevivência de todas as espécies, vem diminuindo consideravelmente, em decorrência da má utilização, do aumento do consumo e da poluição de mananciais por esgoto e resíduos tóxicos. Atualmente no mundo, mais de dois bilhões de pessoas sofre com a falta de água, e, segundo as nações unidas, esse número pode dobrar até 2025 aumentando os conflitos internacionais já existentes no mundo em busca de água doce, só na África serão 230 milhões de pessoas sofrendo com a escassez.
           O Brasil ainda é um país rico em recursos hídricos, possui a maior reserva de água doce do mundo, cerca de 14% dos recursos hídricos mundial. Porém, a falta de planejamento, o mau uso, o desperdício e a poluição vêm colocando em risco essas reservas. Outro dado importante é que 50% da água tratada no Brasil é desperdiçada, lavar carros, calçadas, vazamentos em canos e ligações ilegais, são hábitos que contribuem para esse desperdício. Para evitar problemas futuros, algumas medidas urgentes devem ser tomadas, ações de educação, conscientização, despoluição de rios e mananciais são indispensáveis para garantir recursos hídricos de excelente qualidade. É fundamental também, que os governos contribuam com políticas efetivas visando conter a poluição e o desperdício.
             Diante desse contexto, de uma natureza que chora e grita por socorro, de rios e mananciais que se esgotam a cada dia, fica claro que o maior desafio de todas as nações é produzir e consumir de forma sustentável, contendo os desperdícios, diminuindo a geração de resíduos, reutilizando e reciclando produtos e embalagens. Que os governantes repensem suas políticas econômicas e a população mundial seus estilos de vida.

Sequência de atividades:
  • Apresentação do vídeo “Recursos Naturais e Sua Sustentabilidade” disponível em: http://youtu.be/rL891yuOVBE.
  • Apresentação e leitura da “Declaração Universal dos Direitos da Água”.
  • Leitura e análise da distribuição de água no Brasil através do gráfico:
Fonte: Caminho das águas 2003, P: 33.
  • Propor e socializar as seguintes questões:
      1) Como você poderia contribuir para evitar o desperdício de água em sua escola?
          2) De onde vêm à água que usamos?
      Situações-Problema.

      1) A água corresponde a 70% do peso do corpo humano. Segundo especialistas uma pessoa deve consumir no mínimo 2 litros de água por dia para não correr riscos de desidratação. Considerando que um copo de água tem 250 ml de líquido, quantos copos de água uma pessoa deve tomar por dia para satisfazer as necessidades básicas do organismo?

      2) Quem segue uma dieta normal com café da manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar consome de 500 a 800 ml de água. Nesse caso, quantos copos de água a pessoa precisa tomar em um dia para satisfazer sua necessidade diária?

      3) O gráfico abaixo mostra o desperdício de água de torneiras mal fechadas. Analise as informações expressas e em seguida responda às questões:


      a) Um banho de ducha de 15 minutos com o registro meio aberto consome em média 135 litros de água. Considerando a torneira mal fechada com abertura de 1 mm, o desperdício de água em litros é equivalente a quantos banhos?

      b) Um banho de cinco minutos é suficiente para higienizar o corpo. Se fecharmos o registro ao se ensaboar o consumo cai para 45 litros. Considerando a torneira mal fechada com abertura de 2 mm, o desperdício de água é o equivalente a quantos banhos.

      c) De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma pessoa necessita de 3300 litros de água por mês para atender suas necessidades de consumo e higiene. Considerando todas as torneiras mal fechadas, o desperdício de água em litros corresponde a quantos meses de consumo?

      Conclusão:

                Durante a realização das atividades, os alunos compreenderam que atitudes simples e diárias de cidadania podem ser tomadas visando o uso racional da água, uma delas seria a diminuição do tempo no banho, e com registro fechado. A apresentação do vídeo “Recursos Naturais e Sua Sustentabilidade” também foi de extrema importância nesse difícil processo de conscientização, pois fez com que todos refletissem sobre uso consciente e a necessidade de preservação, não só da água, mas de todos os recursos naturais existentes no planeta, garantindo assim, um futuro mais saudável para todos.
                Outro ponto importante que foi debatido foi sobre a falta de consenso entre países em desenvolvimento que precisam urgentemente rever suas metas de crescimento e suas políticas econômicas, visando assegurar a sustentabilidade do planeta.
                Cuidar do planeta é papel de toda a população mundial, ou começamos agora, repensando nossas atitudes e formas de consumir, ou as próximas gerações sofrerão grandes e graves consequências.

      Fontes de pesquisa: www.rededosaber.sp.gov.br, www.sabesp.com.br, www.folha.uol.com.br, http://revistaescola.abril.com.br/ciencias, http://exame.abril.com.br, http://www.wwf.org.br, http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua, http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/unesco-planeta/recursos-naturais







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